terça-feira, 3 de julho de 2018

Nicola Gonçalves cronista colinense e exemplo de solidariedade


Vídeo realizado em 2001: homenagem ao marceneiro e escritor Nicola Gonçalves

Nicola Gonçalves, natural de Colina, S.P, nascido em 11 de Julho de 1929, filho de Francisco Gonçalves e Catarina Scarmato. Mudou-se de Colina para São Carlos no ano de 1943, onde reside até hoje, mas acompanhou de perto a vida Colinense, estando ao par de tudo que acontece na sua terra natal. Foi agraciado com o título de cidadão honorário de Colina, anos atrás. Colaborou com diversas entidades sociais de Colina, como Apae e algumas creches. Ofertou os móveis do museu municipal e fornece muletas e bengalas gratuitas para o hospital de Colina. Publicou algumas obras literárias, onde sempre cita Colina. Atualmente exerce a profissão de marceneiro.
Ana Paula Soares de Aguiar (neta do Nicola Gonçalves)
filha dele: Maria Regina Gonçalves
7 de novembro de 2012 22:34


Nicola Gonçalves em visita a Colina, 
em 21 de abril de 2013:






Em Colina com meu pai, só de ver a felicidade dele em rever a cidade que ele nasceu, não tem dinheiro que pague... Levei meu pai em todos os lugares que ele quis, alguns ele gostou muito, mas em certos lugares ele ficou decepcionado com o abandono. Levou também varias muletas e bengalas no hospital, passeamos bastante. (Maria Regina Gonçalves)
Estive em Colina na noite de 20 de abril,onde assisti com imensa satisfação ao desfile de aniversário da cidade, não da fundação como todos acreditam, mas de sua emancipação como municipio. Colina foi fundada em 1903, com a chegada da estrada de ferro. Têm, portanto 110 anos. No dia 21, domingo, aproveitei o dia para matar a saudades. Visitei a estação, cujo abandono me deixou muito triste. O museu estava fechado, não pude apreciá-lo conforme tenho por hábito quando vou a Colina. Subi na ponte Alice Dias, pisei nos paralelepípedos, que devem ser conservados em seu estado original, jamais removidos dali. Fui, também no campo de polo, um dos mais belos do Brasil, onde pude ver as fotos dos antigos jogadores.
No parque Debora Paro, gostei muito dos passeios para pedestres, das via asfaltadas, das arvores, da lagoa, onde antigamente, no meu tempo de moleque, nadei no arrasta-barriga, que ficava por ali perto. Minha filha Regina levou-me até à casa da mocinha Aline, cega de nascença, onde levei meu último livro com dedicatória em sua homenagem.
Dali rumamos para a praça da matriz, inteiramente deserta, com o comércio fechado. Até a farmacia Santa Izabel estava fechada, lugar que sempre visito, cujas estantes de madeira causam-me admiração.
Fui até a escola Apae,mas lá também não havia ninguem. Depois disso andamos pelas ruas, almoçamos na Elvira e dali fomos até o hotel Danúbio, onde pegamos n ossa bagagem, e voltamos para S/ Carlos. 
Nicola Gonçalves. (25/abril/2013)



 Capa do livro Uma Inesquecível Viagem de Trem de Ferro e Outras Histórias Colinenses, de Nicola Gonçalves.
A autora da capa: artista plástica Mara Toledo, premiada em concursos de todo o Brasil...







Nicola Gonçalves recebeu o Diploma de Parceiro da Cultura, da Prefeitura de Colina, em 2001
Para conhecer também o espírito de solidariedade de Nicola Gonçalves, assista ao vídeo acima

Carta escrita a Nicola Gonçalves - 
5/julho/2011
Prezado Sr. Nicola
Rua Dr. Duarte Nunes, 1218 – Vila Carmem, 13575-350 – São Carlos – SP
Queremos agradecer, e muito, sua autorização para utilizarmos fotos e trechos de seus livros em nosso blog.
Sempre adoramos ler seus livros, que nos servem como referência quando publicamos fatos e curiosidades sobre Colina, nossa querida Cidade Carinho.
Gostaríamos que o senhor desse uma olhada no nosso blog: temos algumas matérias sobre o senhor lá. É só pedir pra sua neta que ela acessa. Peça a ela pra nos mandar o e-mail dela pra que possamos nos comunicar daqui pra frente.
Forneça a ela esse endereço:
Blog:
http://colinaspaulo.blogspot.com/
Lá ela vai encontrar links para todos os sites e blogs que têm assuntos sobre Colina.
Nosso e-mail: colina.spaulo@gmail.com
Abraços,
a equipe do Colina SP

Algumas fotos publicadas nos livros do Nicola Gonçalves:





Coloque na agenda!
No dia 07 de outubro, um evento em homenagem ao sr. Nicola acontecerá na biblioteca da Vila Prado. Os alunos da UATI que participam do projeto Sons, letras e imagens foram convidados para o evento. Hoje organizamos a programação com muita poesia e música. Se você também admira o trabalho deste singular morador da Vila Prado, não perca! Em breve, mais detalhes!


Novembro/2015: confeccionando mesa, banco e caixas para doação ao museu de Colina, sua terra natal!! (Maria Regina Gonçalves, filha)

Doação para o museu de Colina, partindo para Colina!!!!


Nicola Gonçalves entregando os móveis feitos (e doados) por ele para o Museu de Colina (Maria Regina Gonçalves)




Colina SP compartilhou a foto de Adilson Marques.

Um grande memorialista colinense...

Seu Nicola, da Serralheria do Bonde às memórias são carlenses. Um ótimo papo!
(Maria Regina Gonçalves, maio/2018)


com sua família numa visita anterior ao Museu de Colina



Na reinauguração do Museu de Colina: 






 com a Renata Paro na reinauguração do Museu (2017)




junho/2016 por Maria Regina Gonçalves:
Meu pai recebendo título cidadão Taquaralense, em Taquaral!!😃😃













Mais um ano de vida, c muitas histórias,planos, sabedoria e um ser humano incrível!!

Que venha mais e mais anos c muita saúde,paz , alegrias pq vc merece.. parabéns pai!!🎂🎂
11 de julho de 2018

4 comentários:

  1. MUITO BOA ESTA POSTAGEM. SOMENTE VEM A SOMAR AO TRABALHO DO BLOG COLINA SP.
    PARABÉNS PELO BELO TRABALHO....

    ResponderExcluir
  2. o Sr. Nicola mora vizinho de um primo meu em São Carlos. Conversei algumas vezes por telefone com ele. Ele me presenteou com um exemplar de cada de todos os seus livros, respondeu minha carta com uma maravilhosa e carinhosa carta demonstrando ser uma boníssima pessoa, grande escritor e fiel a suas origens. Também, eu, lhe presenteie com exemplares dos meus quatro livros e um exemplar do livro de meu pai.
    Parabéns senhor Nicola.
    De seu amigo, Nestor de Olveira Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula Soares de Aguiar7 de novembro de 2012 às 22:34

      Nicola Gonçalves, natural de Colina, S.P, nascido em 11 de Julho de 1929, filho de Francisco Gonçalves e catarina scarmato. Mudou-se de Colina para São Carlos no an de 1943, onde reside até hoje, mas acompnhou de perto a vida Colinense, estando ao par de tudo que acontece na sua terra natal. Foi agraciado com o título de cidadão honorário de Colina, anos atrás. Colaborou co diversas entidades sociais de Colina, como Apae e algumas creches. Ofertouos móveis do museu municipal e fornece muletas e bengalas gratuitas para o hospital de Colina. Publicou algumas obras literárias, onde sempre cita Colina. Atualmente exerce a profissão de marceneiro.

      Excluir
  3. Parabens Tio Nicola o sr. é um exemplo a ser seguido tenho muito orgulho de ser sobrinha de um grande homem.

    ResponderExcluir