sexta-feira, 20 de maio de 2011

Colinenses nº 5 - Que bairro é este? - crônica do Emb. Renato Prado Guimarães



Que bairro é este?
           

                    A vendedora me pergunta, ao preencher a fatura na tela do computador: em que bairro é a rua em que o Senhor mora? Recém-chegado a Colina, não tinha resposta, nunca tinha pensado nisso. 
                    A moça insiste, impaciente: o entregador precisa saber do bairro para poder encontrar sua casa! Aí me vem a ideia salvadora: “Eu moro em frente da casa do Dr. Adilson!” A reação é positiva, de compreensão e alívio, e minha interlocutora dá entrada no campo relativo a “Bairro” da fatura eletrônica: ”Em frente da casa do Dr. Adilson”. Literalmente.
                    Isso é lá nome de bairro?
                    Não importa: o que vale no endereço é que seja eficiente, habilite encontrar-se o destino. E a casa do Dr. Adilson é referência universal em Colina.
                   Como, de resto, o morador. Residir na frente dele é ter o endereço certo.
   

SOBRE O AUTOR:

Renato Prado Guimarães nasceu em Colina, Estado de São Paulo.
Começou a carreira profissional como jornalista, nas “Folhas” e no “O Estado de S. Paulo”; paralelamente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco.Diplomata desde 1963, foi Secretário de Embaixada em Bruxelas e Bogotá, Chefe do Escritório Comercial do Brasil nos EUA, Cônsul Geral ad interim em Nova York, Ministro-Conselheiro na Embaixada em Washington e Encarregado de Negócios junto aos EUA, ad ínterim.Promovido a
Embaixador em 1987, exerceu aquela função na Venezuela, no Uruguai e na Austrália (cumulativamente, também na Nova Zelândia e em Papua-Nova Guiné). Foi igualmente Cônsul-Geral do Brasil em Frankfurt, na Alemanha, e em Tóquio, no Japão.
No Brasil, foi Chefe da Divisão de Programas de Promoção Comercial, porta-voz do Itamaraty na gestão Olavo Setúbal e Chefe do Gabinete do Ministro Abreu Sodré; fora de Brasília, foi Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo – ERESP, que instalou.Aposentou-se em abril de 2.008. Reside atualmente em Colina, sua terra natal, interior de São Paulo, Brasil.

É o autor de “Crônicas do Inesperado”, lançado em outubro de 2.009.
Para contatos, usar o endereço de e-mail rpguimar@gmail.com

Aberto às suas opiniões, sugestões, etc... 




para saber mais sobre o autor, por favor, acesse os links:

2 comentários:

  1. boa essa ...rsrs em frente a casa do dr Adilson ... ri muito ,mas e quem mora como eu numa rua que não tem nenhuma casa em frente? tenho que me atualizar quanto ao bairro em que moro... legal gostei... parabens

    ResponderExcluir